Nossa História

Nos últimos anos da década de setenta (1978/1979), surgiu entre o INAMPS e a classe médica uma grande discordância sobre o cumprimento dos valores previstos na tabela apresentada pelo órgão do governo, considerada pela categoria muito abaixo da realidade. Paralelo ao INAMPS, os hospitais e clínicas particulares também tinham suas próprias tabelas as quais igualmentes, com valores defasados.

A defasagem era inaceitável e, o descontentamento era geral, alguns colegas, pediram descredenciamento das unidades públicas de saúde, complicando mais ainda a situação dos pacientes que aguardavam por cirurgia. Enquanto a situação não era resolvida, os grupos de anestesia que já existiam, passaram a trabalhar com algumas empresas, cobrando os serviços com tabelas pelos mesmos organizadas, o que resultou na criação de outros grupos.

Estes grupos não significavam o fim da luta pela correção da tabela do governo. Colegas que não pertenciam a nenhum grupo, aceitavam as normas do INAMPS, mesmo sabendo que o dinheiro dos seus trabalhos, somente estariam em suas mãos após 90 dias, simplesmente por questões burocráticas.

Em 1980 em reunião realizada na sede da SAEPA, com fim específico para fundação de uma Cooperativa, para arregimentar todos os anestesiologistas no Pará e, após ser fundada já devidamente reconhecida, assumir a luta em defesa dos seus cooperados.

Nesta reunião após vários pronunciamentos, todos os presentes, foram favoráveis. Na mesma reunião foram escolhidos os colegas que assumiriam à frente na árdua tarefa. Já em clima de descontração, foi escolhido o Dr. Heráclito que por sinal estava presidindo àquela reunião.

O escolhido, concordou más foi bem claro ao dizer que teria que contar com o apoio dos outros colegas pois a tarefa era difícil. De imediato o Dr. Rinaldo se colocou à disposição para colaborar e, incentivou todos os demais a acompanha-lo.

Na semana seguinte começaram a reunir e, analisar as primeiras providências que seriam tomadas. Após várias reuniões, o processo foi encaminhado à Secretaria de Finanças e, outros departamentos estaduais e municipais.

Esta fase de trabalho contou com a colaboração do funcíonário da SAEPA no serviço da secretaria e, da Sra.(esposa do Dr. Rinaldo), no acompanhamento dos trâmites do processo.

Neste período de regularização, foram feitos alguns contratos para prestação de serviços com o BANCO DA AMAZÔNIA, PETROBRAS, FASSINCRA, CEPLAC, SERPRO E ASSOCIAÇÃO RECREATIVA DOS SERVIDORES DA SUDAM.

A espectativa entre os colegas, perdurou até a resolução da reunião de Assembléia na qual o Dr. Heráclito, fez o sequinte pronunciamento: É com o máximo prazer que dou conhecimento à todos os colegas, que o nosso objetivo, foi alcançado, à luta foi grande mas a vitória conquistada nos faz esquecer o sacrifício.

A nossa Cooperativa é realidade e, para eleva-la ao climax, depende apenas do nosso trabalho e, da união que nos manteve em busca do objetivo conquistado.